quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Por Que O Computador Foi Inventado

Por séculos, os humanos precisaram de ajuda para fazer cálculos. Fazer transações comerciais, realizar um censo populacional ou calcular a distância entre duas estrelas exigem um grande número de cálculos. E se você quiser um resultado preciso, nenhum erro é permitido.
A primeira calculadora foram os dedos da mão humana. Quando era preciso contar quantidades maiores do que os dedos, eram usados vários objetos naturais como pedras e galhos.
O ábaco foi um dos muitos aparelhos de cálculos inventados para ajudar a contar números grandes.
Ábaco
Um ábaco chinês
Há uma diferença entre tábuas de cálculo e ábacos. A tábua de cálculo é um pedaço de madeira, pedra ou metal com entalhes esculpidos ou linhas pintadas. Contas, pedras ou discos de metal são deslocados entre as linhas ou entalhes para contar. O ábaco é um dispositivo de madeira ou plástico formado por uma moldura com hastes metálicas paralelas onde as contas deslizam livremente.
Tanto o ábaco como a tábua de cálculo são dispositivos mecânicos usados para calcular. Não são o que consideramos uma calculadora moderna. A pessoa que opera o ábaco faz cálculos de cabeça e o utiliza como um auxílio físico para acompanhar as somas. Alguns comerciantes ainda utilizam os ábacos atualmente para fazer seus cálculos nos mercados da Ásia, por exemplo.

Máquinas Mecânicas

Máquina calculadora
© Musée des arts et métiers/S. Pelly
Máquina calculadora inventada por Blaise Pascal em 1645.
No século XVII, as máquinas mecânicas foram inventadas para calcular. Mas essas máquinas não são muito práticas de usar.
Blaise Pascal inventou a primeira máquina calculadora. Beneficiado com a descoberta da teoria moderna das probabilidades, ele também descobriu as propriedades do ciclóide (ou roleta) e contribuiu para o avanço do cálculo diferencial. Como físico, suas tentativas fracassadas de desacreditar a noção de que 'a natureza abomina vácuo' levou à invenção do barômetro, da prensa hidráulica e da seringa. A unidade SI (Sistema Internacional de unidades) de pressão, Pascal, e uma linguagem de programação de computadores foram nomeadas em sua homenagem.
Blaise Pascal
Blaise Pascal (1623-1662), inventor da primeira máquina calculadora
Charles Babbage
Charles Babbage (26/12/1791 – 18/10/1871), matemático inglês, filósofo analítico e (proto-) cientista da computação, foi a primeira pessoa a apresentar a idéia de um computador programável.
Ada Lovelace
Ada Lovelace (10/12/1815 - 27/11/1852)

Um Computador Multiforme

Máquina Diferencial
Parte da Máquina Diferencial de Charles Babbage, montada depois de sua morte por seu filho, que utilizou peças encontradas em seu laboratório
Foi um cientista no século 19, Charles Babbage, que teve a idéia de uma máquina que poderia ser programada como um computador. Mas a máquina, chamada de Máquina Diferencial, era tão complexa que não foi possível para ele fabricá-la com as tecnologias mecânicas da época. Somente em 1991 ela foi finalmente construída como idealizava Babbage em seus planos! É claro que ela deixou de ser útil depois que uma calculadora muito mais potente foi inventada: o computador. Nenhuma das três máquinas de calcular projetadas por Babbage — as duas Máquinas Diferenciais e a Máquina Analítica — foram totalmente construídas durante sua vida.
Também conhecida como Lady Lovelancy, Augusta Ada King, Condessa de Lovelace, é considerada a primeira programadora de computadores. Ela escreveu uma descrição do primeiro computador multiuso de Babbage, a máquina analítica, que ele projetou depois da Máquina Diferencial.
Ao artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam com todos os detalhes um método de calcular números de Bernoulli com a Máquina. Essas anotações são reconhecidas pelos historiadores como o primeiro programa de computador do mundo. Ela também considerou que "a Máquina pode compor elaboradas e científicas peças musicais de qualquer grau de complexidade ou extensão." Parte da Máquina Diferencial de Charles Babbage, montada depois de sua morte por seu filho, que utilizou peças encontradas em seu laboratório.
Em 1991, estudando a partir dos planos originais de Babbage, o Museu de Ciências de Londres construiu uma Máquina Diferencial, que funcionou perfeitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário